UM NOME PARA SER REGISTRADO NA MEMÓRIA DA AGÊNCIA AMBIENTAL PAULISTA
Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro
Em nossa vida encontramos pessoas que naturalmente acrescentam.
Era o caso de Pedro Penteado de Castro Neto, ou simplesmente Pedro Penteado.
Pedro era engenheiro especialista em tecnologia ambiental, funcionário de carreira da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
Não foi um funcionário comum. Pedro fazia toda a diferença. Teve grande influência nos rumos da gestão de resíduos e tratamento de solo contaminado no sistema ambiental paulista e brasileiro.
Seu acervo pavimentou vários caminhos adotados pela agência ambiental paulista – e isso torna perene sua passagem pela administração pública ambiental.
Outra marca que o distinguirá era a simpatia.
Destacava-se por sua aparência fleumática. Para o fleumático a vida é uma experiência calma, equilibrada, feliz e sem grande agitação, na qual se envolve o menos possível.
Essa postura o mantinha sempre com um sorriso “de Monalisa”, no ambiente de trabalho, que lhe permitia administrar as tensões no trato com técnicos e consultores os mais diversos, eu incluso, que o abordavam com os mais variados problemas e questionamentos.
Pedro deixava sempre transparecer que sabia pormenores e aspectos não aparentes nos conflitos com os quais administrativamente era obrigado a tratar. Essa característica permitia ao interlocutor prevenir-se de fatores que, embora secundários, poderiam, em algum momento, interferir no processo em causa – fosse um licenciamento ambiental, fosse uma remediação de dano ou um novo instrumento regulatório.
Discreto, não se estendia nos diálogos – mas o que informava era valioso. Fazia toda a diferença.
Pedro morreu de repente. Vítima de uma complicação pós-operatória absolutamente inesperada.
Soube de seu falecimento, meses depois, por meio de sua filha, minha aluna e brilhante advogada, que seguiu os passos do pai na paixão pela gestão ambiental e que me comunicou do fato.
Confesso minha tristeza pela circunstância de saber que uma pessoa querida e conhecida há quase três décadas, partiu sem que outros colegas tivessem tido o cuidado me avisar. Deixo registrado isso, para justificar o porquê destas linhas, escritas quase cinco meses após o falecimento de Pedro Penteado.
Requiem aeternam, Pedro.
Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Sócio diretor do escritório Pinheiro Pedro Advogados. Integrante do Green Economy Task Force da Câmara de Comércio Internacional, membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e das Comissões de Política Criminal e Infraestrutura da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SP. É Vice-Presidente da Associação Paulista de imprensa – API, Editor-Chefe do Portal Ambiente Legal e responsável pelo blog The Eagle View.
.