O governo do Estado de São Paulo, inicia implantação do transporte público sustentável.
Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro
Inauguração Festiva
O governador Geraldo Alckmin, abriu nesta semana (fev/2014), cerimônia de lançamento do primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a baterias, o E-bus, iniciando as operações com passageiros, no trecho que vai de Diadema ao Brooklyn.
Com capacidade para 150 passageiros, e 18 metros de comprimento, o ônibus paulista é o maior veículo elétrico movido a baterias no mundo.
O E-bus, é resultado da parceria entre a Eletra, empresa brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica, e as japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation. Ele vem sendo testado desde novembro de 2013, sob a supervisão da EMTU /SP e da concessionária Metra.
O sistema de baterias foi desenvolvido com a mais alta tecnologia japonesa da Mitsubishi, sua carroceria foi produzida pela Caio, modelo Millennium, com chassi O 500 UA – Mercedes Benz e motor elétrico WEG. É um veículo totalmente articulado, com design moderno e com ar condicionado.
As 14 baterias, que ficam no teto, serão recarregadas em 3 horas, no terminal da Metra, com autonomia para rodar 200 km, e mais 11 km a cada recarga rápida de 5 minutos, realizada no posto do terminal de Diadema, conforme necessidade.
Sem a utilização de cabos, nem outra fonte de energia, o E-bus é totalmente não poluente e realiza viagens com maior velocidade que os ônibus elétricos tradicionais.
O Secretário de Transportes Metropolitanos do estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, disse que o projeto inicial é de 30 veículos E-bus, circulando pela cidade até o final de 2014. A idéia é ir substituindo a frota atual, gradativamente, conforme a evolução dos primeiros veículos. O objetivo é substituir toda a frota movida a diesel e a energia elétrica, pelo sistema de baterias.
Um passo audacioso que diminuirá, consideravelmente a poluição, ofertará maior qualidade no transporte para os passageiros, rapidez, economia e, fará de São Paulo, a primeira cidade com transporte público totalmente sustentável.
É pra valer?
Pondera-se, no entanto, se o novo sistema virá acompanhado de organização de segurança que impeça depredações. Outro fator importante a ser considerado é que, desde a década de 90, o Município de São Paulo já foi alvo de inúmeros programas governamentais de substituição de frota de coletivos, por veículos movidos a gás, a energia elétrica, a biodiesel, sem no entanto nenhum ter alcançado efetividade.
Importante que o novo programa venha com cronograma factível e esteja suportado por concessão firme e financeiramente suportada. Caso contrário, o projeto ficará na inauguração.
Fontes
http://ciclovivo.com.br/noticia/onibus-100-eletrico-comeca-a-operar-em-sp
http://www.mundosustentavel.com.br/2013/11/primeiro-onibus-eletrico-a-bateria-brasileiro-comeca-testes-em-sp/