É urgente que a população da cidade conheça, discuta e se envolva nas ações que estão sendo discutidas, planejadas e executadas pela SECLIMA no combate e prevenção aos efeitos do clima na cidade de São Paulo.
O Secretário Executivo de Mudanças Climáticas do Município de São Paulo na Prefeitura de São Paulo, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, foi o convidado de Wagner Belmonte do programa Expresso Capital, nessa quarta-feira, 29/09.
Os temas abordados foram os compromissos e ações da cidade de São Paulo em relação à Agenda 2030 que trata da luta de cidades do mundo contra a mudança global do clima, com a criação no primeiro semestre de 2021, pelo prefeito Ricardo Nunes, da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas.
O secretário falou sobre as primeiras medidas que estão sendo tomadas em vários setores, como o de mobilidade urbana, através da implantação de ônibus elétricos, de incentivo e ampliação do uso de bicicletas; de educação ambiental, com o desenvolvimento de projetos sobre questões climáticas no currículo do ensino municipal; do plano de combate às enchentes decorrentes das chuvas de verão; da queda do nível de água para abastecimento da cidade; do controle das áreas de mananciais através de operações para conter, reprimir e desmontar construções irregulares, objetivando uma maior racionalização do uso do solo e proteção das nascentes; do desenvolvimento de projetos de requalificação e reforma urbana, conduzindo moradores de áreas irregulares para locais adequados, entre outras.
Para Pinheiro Pedro, é preciso promover ações de prevenção e enfrentamento face às mudanças climáticas. Alerta que poderemos sofrer sede nos próximos anos.
A principal função da secretaria é ampliar a resistência e resiliência da cidade e do cidadão paulistano, criando melhores condições para enfrentamento dos eventos climáticos que já estão presentes em nossos dias.
Ouça a entrevista clicando aqui ou na imagem abaixo:
Fonte: Rádio Capital
Publicação Ambiente Legal, 30/09/2021
Edição: Ana Alves Alencar
As publicações não expressam necessariamente a opinião da revista, mas servem para informação e reflexão.