Quatro experts da área ambiental mostram com quantas boas ideias se faz uma ótima iniciativa
Por Fernanda Médici
O meio ambiente como aliado dos negócios foi o mote do evento Like The Future, promovido pelo Lide Futuro, em São Paulo. Experts em meio ambiente, os ativistas Roberto Klabin e Mario Haberfeld, o empresário Marcelo Miranda e o desenvolvedor de jogos colaborativos Edgard Gouveia Jr., compartilharam histórias de empreendedorismo e sustentabilidade com jovens líderes empresariais.
Roberto Klabin, vice-presidente do SOS Mata Atlântica fez a primeira palestra falando sobre as dificuldades para criar a organização ambiental e o desafio de capitalizar recursos, mesmo nos dias atuais. Klabin criticou duramente as grandes corporações que, segundo ele, “utilizam o tema ambiental como uma jogada de marketing, e não como uma mudança de paradigmas industriais”.
A segunda palestra, do coordenador do projeto Onçafari, Mario Haberfeld, apresentou a iniciativa que visa promover o ecoturismo na região do Pantanal e tem sido uma ferramenta importante para a preservação de áreas selvagens e como fonte de renda para donos de terra e para as comunidades que vivem nessas regiões.
A atividade visa à habituação de onça com veículos, estimulando o turismo na região e a preservação da fauna e flora. “Queremos provar que uma onça vale mais viva do que morta”, afirma Haberfeld.
Marcelo Miranda, CEO da Precon Engenharia, contou sua experiência como empreendedor, após anos de carreira no setor financeiro de grandes empresas nos Estados Unidos e em uma incorporadora, quando retornou ao Brasil.
A Precon faz construção civil, visando menor impacto ambiental, durante décadas investem em tecnologias para construção sustentável. “Construímos um prédio de 8 andares, com 7 homens trabalhando, em 45 dias[…] gerando 80% menos resíduos do que a construção tradicional”, contou Marcelo Miranda.
Para fechar a noite Edgard Gouveia Jr. contou sua trajetória inspiradora: de menino de classe média baixa à desenvolvedor de projetos sociais através de softwares e redes sociais.
Líder do projeto Oásis Santa Catarina, criado para prestar auxílio à região do Vale do Itajaí, após as inundações de 2009, Gouveia conseguiu que jovens se articulassem atrás de um site para construir uma “cidade dos sonhos” para as famílias que perderam tudo na catástrofe. Cerca de 600 colaboradores foram mobilizados para reconstruir espaços públicos, em uma época em que o governo ainda não havia feito nada pela região.
Hoje, seu projeto é mais ambicioso: lançou o social-game Play The Call, que pretende mobilizar dois bilhões de pessoas no mundo em quatro anos. A ideia é que pessoas promovam ações sociais em diversos lugares do planeta e compartilhem os resultados para inspirar novas ações.