Capital mineira recebe maior fórum de sustentabilidade da América Latina em Agosto
Portal Ambiente Legal
“Promover amplo diálogo sobre importantes questões socioambientais do planeta” é o mote do 6º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável (SUSTENTAR 2013), o maior fórum de sustentabilidade da América Latina, marcado para os dias 29 e 30 de agosto, no espaço de convenções Minascentro, em Belo Horizonte.
O tema do evento será o Projeto de Construção de Nação Sustentável, uma iniciativa do Instituto SUSTENTAR, uma das realizadoras do evento, feita em parceria com o Instituto Orior e Fundação Dom Cabral, que pretende articular e reunir propostas de diferentes setores da sociedade pela construção de uma nação social e ecológica.
“Facilitar a organização da sociedade e fornecer estímulos com base em modelos que promovam a sustentabilidade é a nossa meta. Outro objetivo é conectar, convidar e inspirar pessoas, governos e mercados para dar concretude a um futuro sustentável e fazer a diferença na vida diária de cada cidadão”, reforça Juliana Utsch, coordenadora institucional do SUSTENTAR.
O fórum, que contou com uma edição especial realizada em São Paulo no mês de maio, contará com 22 eventos simultâneos (cursos, feira de produtos, seminários, serviços e workshops) que discutirão temas que vão desde responsabilidade socioambiental, passando por economia verde até eficiência energética.
Também faz parte da programação do SUSTENTAR a divulgação de um ranking de pesquisas e produtos sustentáveis e a entrega do 2ª Edição do Prêmio Construtor de Nação Sustentável que visa o reconhecimento dos articuladores que fomentam discussões e disseminam iniciativas exemplares, em diferentes esferas da sociedade.
Fora do Minascentro, outros dois eventos pretendem levar sustentabilidade e diversão para as crianças. No Parque Mangabeiras, zona sul da capital mineira, acontecerá o Projeto Observação da Vida Silvestre, coordenado pelo ecólogo americano Douglas Trent que vai reunir crianças e jovens para um passeio pelas trilhas do parque. E o SESC Minas irá realizar as Olimpíadas para a Educação da Sustentabilidade.
Entre os 240 palestrantes confirmados estão o embaixador do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o indiano Pavan Sukhdev, a especialista Elisabeth Laville, autoridade em responsabilidade social empresarial e em consumo sustentável na Europa, além de Carlos Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O advogado ambientalista Antonio Fernando Pinheiro Pedro, sócio-diretor do escritório Pinheiro Pedro Advogados (PPA) tradicionalmente organiza o Fórum de Justiça e Desenvolvimento Sustentável que reúne magistrados e especialistas. O tema deste ano será a mediação e resolução de conflitos socioambientais.
“O foco da discussão será analisar vias e mecanismos alternativos para a resolução dos conflitos, inclusive por meio da arbitragem e mostrar que os conflitos de natureza difusa merecem tratamento diferenciado. A legislação está avançando nesse sentido e a intenção é buscar alternativas que evitem a morosidade do judiciário e busquem a efetividade na aplicação da lei”, explica Pinheiro Pedro.
Na opinião do advogado, o SUSTENTAR “é um momento único em que você pode gerar energia, troca de ideias com importantes [agentes] internacionais”. A expectativa é a mais positiva, vai se reunir um público seleto e isso permite que essa troca de ideias e a intensificação do conteúdo seja melhor trabalhada”, completa.