O mercado cervejeiro e o desenvolvimento das cervejas artesanais e nanocervejarias
O consumidor brasileiro está se sofisticando e, com isso, as importações de cervejas especiais aumentaram significativamente.
No impulso produzido por esta sofisticação, as cervejas artesanais vêm mais que dobrando a sua participação no mercado.
Como resultado deste aumento, a quantidade de cervejeiros caseiros está, também, crescendo velozmente e muitas cervejas artesanais vêm atingindo nível de excelência comparável ao de países com grande tradição cervejeira.
O boom das nanocervejarias no Brasil, deve-se, por outro lado, a personagens muito interessantes, como é o caso de André Cancegliero, 33, que decidiu transformar sua paixão em negócio.
Além de “nanocervejeiro”, o engenheiro mantém um concorrido comércio de matéria-prima que abastece toda uma confraria de adoradores da bebida fermentada.
Ele também é o organizador de dois eventos anuais, o Home Brew Experience e o Beer Experience, o primeiro para cervejas caseiras e o segundo para as especiais.
As caseiras são as feitas em nanocervejarias. Já as especiais são as bebidas produzidas em escala industrial, mas diferenciadas, com mais sabores e características sensoriais (aroma, paladar etc.), mais atrativas para o consumidor.
Assista a entrevista do engenheiro a Antonio Fernando Pinheiro Pedro, para a TV Ambiente Legal:
Ambiente Legal é produzido pelo Portal Ambiente Legal
.