Guilherme Ursaia e Luis Henrique Nouailhetas: Energia solar e microgeração
Entraram em vigor, em 2016, as novas regras da Resolução Normativa nº 482/2012 que estabelece o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, permitindo que o consumidor instale pequenos geradores (tais como painéis solares fotovoltaicos e microturbinas eólicas, entre outras fontes renováveis) em sua unidade consumidora e troque energia com a distribuidora local com objetivo de reduzir o valor da sua fatura de energia elétrica.
As adesões ao modelo de geração distribuída têm crescido expressivamente desde as primeiras instalações, em 2012.
Entre 2014 e 2016 os registros quadruplicaram passando de 424 conexões para 1930 conexões. Com a revisão da norma, que simplifica procedimentos de registro, a estimativa é que até 2024 mais 1,2 milhão de consumidores passem a produzir sua própria energia, o equivalente a 4,5 gigawatts (GW) de potência instalada.
Os novos rumos da micro geração de energia, a popularização do uso residencial da energia solar, os marcos legais e as tecnologias disponíveis, foram os temas debatidos pelo Advogado Ambientalista Guilherme Ursaia e o Engenheiro especializado em Energia Luis Henrique Nouailhetas, em programa apresentado por Antonio Fernando Pinheiro Pedro, assim que instituído o programa.
Vale a pena conferir a entrevista a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=T5L792OXM3Y
Programa Ambiente Legal é uma realização do Portal Ambiente Legal
Produzido nos estúdios da TV Êxito
Direção: Liliane Ventura
Apresentação: Antonio Fernando Pinheiro Pedro
.