Por Débora Perilo Scherwitz*
A definição rasa do dicionário é incapaz de definir o significado de meio – quando refere-se ao meio ambiente.
Então, vejamos:
MEIO
substantivo masculino:
O ambiente onde se vive: o meio influencia as pessoas.
Como definir a importância dos recursos naturais aos habitantes deste planeta, que ainda pouco conhecemos, e do qual somos parte?
Há vertentes diversas tentando conceituar preservação, sustentabilidade, consciência ambiental, enfim… uma visão de futuro para a natureza, incluindo a natureza humana. Conceitos mais recentemente elaborados falam de ética ambiental, abolicionismo animal, mas como o homem se coloca como espectador e não parte do todo, continuamos a falhar no que diz respeito ao compromisso de preservar a natureza para esta e futuras gerações.
A concepção da visão do mundo natural deve ser observada de uma perspectiva que analise o TODO, todas as formas de vida, por esta razão, a visão antropocêntrica, que ainda é dominante, especialmente nos países capitalistas, precisa ser revista. A intenção socioeconômica permanece preponderante à proteção do meio ambiente.
O resto são falácias, porque todo tipo de extremismo não se sustenta quando existem quase 8 bilhões de pessoas habitando este planeta.
Somos parte. E daí precisa sair a solução global possível para o comprometimento efetivo com o ambiente que nos acolhe e nos permite a sadia qualidade de vida.
*Débora Perilo Scherwitz – Professora Universitária, Advogada, Mestre em Direitos Difusos e Coletivos, Pesquisadora na área do Direito Ambiental.
Fonte: a autora
Publicação Ambiente Legal, 05/06/2022
Edição: Ana Alves Alencar
As publicações não expressam necessariamente a opinião da revista, mas servem para informação e reflexão.