EXPERIÊNCIAS AMBIENTAIS, EDUCACIONAIS E INCLUSIVAS.
Um parque ecológico dedicado ao estudo, preservação e contemplação da Mata Atlântica.
O PEI ESTÁ DE VOLTA EM 2022. COM TODA SEGURANÇA PARA VENCER A COVID-19!
A Fundação Kunito Miyasaka é a idealizadora, realizadora e mantenedora do Parque Ecológico Imigrantes (PEI), portanto, um parque de iniciativa privada. Para conhecer o local os visitantes precisam fazer o agendamento com antecedência para que possam efetuar os passeios em grupos e acompanhados por monitores.
O PEI voltou a receber o público, após passar por um processo de adaptação das estruturas e implantação de um Plano de Mitigação de Riscos, que contemplou a adoção de protocolos sanitários contra a Covid-19. A visitação começou a ser retomada de forma gradativa.
No primeiro estágio do processo de retomada das atividades, o número de visitantes foi reduzido pela metade, para que façam os trajetos das trilhas de forma espaçada entre si e espaçada entre os grupos. O uso da máscara é obrigatório durante todo o período em que estiverem nas dependências do parque.
No local, foram feitas adaptações físicas, mudanças de processos de trabalho, comunicação, investimento em treinamento e criação de novos processos internos com objetivo de proteger a equipe de trabalho e o público externo.
Sobre o PEI:
O Parque Ecológico Imigrantes (PEI) é uma realização da Fundação Kunito Miyasaka e tem como principal objetivo preservar e educar por meio do conceito de desenvolvimento sustentável e da filosofia japonesa do Mottainai.
O PEI foi pensado, projetado e construído respeitando os princípios socioambientais, nos quais a inclusão social está intimamente relacionada à conservação do meio ambiente.
Localizado no chamado Coração da Mata Atlântica, o parque tem uma área de 484 mil m² de mata preservada, dedicada a ampliar a compreensão do meio ambiente e sua importância por parte da sociedade.
Com projetos educativos e transformadores para promover uma nova maneira de se relacionar com a natureza.
Se considerarmos o estado de degradação da Mata Atlântica, sua biodiversidade e importância no contexto ambiental internacional, o Parque Ecológico Imigrantes assume um papel estratégico e importante no sentido de preservar e fornecer informações sobre este bioma tão relevante.
Conheça as nossas atrações e atividades:
Anta – A maior espécie de mamífero brasileiro e o segundo da América do Sul
Bugio – Ao pôr do sol começam as vocalizações dos bugios no Parque Ecológico Imigrantes
Conceito Mottainai – Expressão japonesa que busca reconhecer o valor dos recursos naturais e aproveitar tudo com respeito e gratidão.
Borboletas – As borboletas ajudam a compor a beleza do passeio pelo Parque Ecológico Imigrantes
Educação Ambiental – Um dos desafios para os profissionais de escolas no Brasil é a educação ambiental
Acessibilidade – Pessoas com necessidades especiais podem desfrutar do convívio com a natureza
Inclusão Social
O Parque Ecológico Imigrantes tem como filosofia a inclusão social das comunidades da região
Trilhas – Caminhos e veredas que conduzem os visitantes à imponência da mata fechada
Fonte: Parque Ecológico Imigrantes PEI
Publicação Ambiente Legal, 17/01/2022
Edição: Ana Alves Alencar
As publicações não expressam necessariamente a opinião dessa revista, mas servem para informação e reflexão.