Dinheiro arrecadado é revertido para Lar Acolhedor São Vicente de Paulo
Da redação*
Unesp de Jaboticabal coleta e recicla quase 10 mil esponjas que não teriam um destino correto. O time de coleta da universidade já mobilizou milhares de pessoas e possui 40 urnas coletoras espalhadas pela cidade, através de uma parceria com a TerraCycle, uma empresa especializada em resíduos de díficil reciclabilidade. Todo dinheiro arrecadado com a reciclagem dessas esponjas será revertido para o Lar Acolhedor São Vicente de Paulo.
Através de uma publicação no Facebook, a funcionária do CREBIO (Centro de Recursos Biológicos e Biologia Genônica) da Unesp, Renata Dozzi Tezza, conheceu o Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite (3M) em uma parceria com a empresa TerraCycle. Ela acreditava que essas esponjas, seriam recicladas juntamente aos resíduos comuns, mas se enganou. Quando descartadas no lixo, elas são destinadas à aterros sanitários ou processos de incineramento, que acabam poluindo o meio ambiente com a liberação de metano e outros elementos tóxicos.
Em março de 2015, Renata decidiu aderir ao programa de coleta de esponjas e começou a mobilizar pessoas próximas, como vizinhos, colegas de trabalho e alunos da universidade. A empresa júnior, Jabunesp Recicla, que tem como objetivo implementar programas de reciclagem no campus de Jaboticabal, decidiu colaborar com o time com a montagem de urnas coletoras para os resíduos, e então uma grande corrente de apoio foi surgindo. A Funep (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão), que já faz a coleta de vários materiais na universidade, colaborou com a criação de um site de divulgação do programa de reciclagem, do qual ficou ativo durante um ano, e desenvolveu um folder informativo para as urnas coletoras de esponjas.
No começo, a participação nesse programa era restrito somente à faculdade, porém, com o seu sucesso e popularização, ele foi aberto ao público em geral da cidade e hoje conta com 40 pontos públicos de coleta, sendo que a maioria deles partiu por conta própria da população de uma forma orgânica. Cada um desses pontos fica responsável por levar os resíduos coletados até a universidade, para que o envio para a TerraCycle seja feito. Para participar desse programa e ajudar o time de Jaboticabal a coletar mais esponjas, confira os locais disponíveis no mapa a seguir:http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-esponjas-scotch-brite-ponto-publico-de
Após a coleta, esses resíduos são transformados em matéria-prima para outros produtos a partir da reciclagem. O lixo é coletado através do Programa Nacional de Reciclagem, que paga aproximadamente R$ 0,02 por cada esponja. Todo o valor arrecadado é depois repassado para escolas ou instituições sem fins lucrativos de todo o Brasil, o time da Unesp Jaboticabal escolheu o Lar Acolhedor São Vicente de Paulo, um dos principais asilos da cidade, que atende mais de 60 idosos.
Mais informações
www.fb.com/brigadaunespjaboticabal
* Fonte: UnanUnesp
.