Empresa apresenta avanços
Da redação
A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO PARA MOBILIZAÇÃO COLETIVA
De 2008 a 2015, companhia reduziu em 36,09 % a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e em 38,71% o consumo de água, além de diminuir em 99,45% a geração de resíduo por tonelada produzida.
A Unilever Brasil realizou no ultimo dia 9 de junho, em São Paulo, o seu evento anual de sustentabilidade no qual reporta os avanços do Plano de Sustentabilidade da companhia, lançado em 2010. Na ocasião, Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil; e Antonio Calcagnotto, head de Assuntos Corporativos, abordaram os dados referentes às três grandes metas do plano: reduzir o impacto ambiental, melhorar a saúde e bem-estar e as condições de vida e trabalho.
Ao estabelecer a visão de gerar crescimento para o negócio enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade, a Unilever mostra como a atuação sustentável também propicia crescimento. “Gerenciar o negócio de forma sustentável reduz custos, diminui riscos, aumenta a confiança na companhia e em suas marcas, impulsionando o crescimento global da companhia”, afirma Fernando Fernandez.
“Ao longo destes seis anos progredimos consistentemente em nossas metas que, mais do que econômicas, são guiadas pelo princípio de que é preciso trabalhar para criar um mundo melhor todos os dias, e isso se dá não só reduzindo o impacto ambiental, mas também ajudando as pessoas a terem melhores condições de trabalho, saúde e a se sentirem bem”, reforça Antonio Calcagnotto.
Os principais avanços da Unilever Brasil desde o lançamento do plano, de acordo com as metas estabelecidas são:
1. REDUZIR PELA METADE A PEGADA AMBIENTAL.
Menos gases de efeito estufa, mais energia limpa;
Entre 2008 e 2015, a companhia diminuiu em 36,09% a emissão de GEE nas fábricas do Brasil, resultado alcançado graças ao investimento no uso de energia “limpa” proveniente de fontes renováveis como biomassa, óleo vegetal, etanol e biodiesel. Neste mesmo período, a Unilever Brasil adquiriu 19 mil conservadoras “verdes”, que consomem menos energia elétrica do que as conservadoras comuns.
Uso responsável dos recursos hídricos;
Em relação ao tema água, a companhia registrou, entre 2008 e 2015, redução de 38,71% no consumo do recurso em suas manufaturas. Contribuem para essa redução as iniciativas de reuso da água utilizada nas instalações fabris e áreas administrativas, reaproveitamento de efluentes e reforço de ações para a detecção de vazamentos, além de melhorias tecnológicas nas linhas de produção.
A Unilever Brasil também aposta em outras frentes para fomentar o uso responsável da água por toda a sociedade, como o investimento na plataforma de produtos concentrados para lavagem de roupas. Por usar menos água em sua fórmula, esse tipo de produto economiza 40% do recurso em relação a uma unidade regular durante o processo de fabricação.
“Nosso foco para os próximos anos será em estimular e apoiar as ações dos outros. Será necessário muito mais do que uma empresa, um governo ou uma comunidade para resolver os desafios que enfrentamos. Precisamos de novos tipos de colaboração, inovação e parcerias”, ressalta Fernando Fernandez
Menos geração de resíduos e incentivos à reciclagem;
Entre 2008 e 2015, a Unilever Brasil reduziu em 99,45% o resíduo gerado por tonelada de produção. Ainda em 2014, a companhia atingiu a marca de Aterro Zero para todas as fábricas instaladas no País e centros de distribuição exclusivos da empresa. Todos os produtos que se tornam impróprios para venda durante a produção, armazenagem ou distribuição são reciclados ou reutilizados de alguma forma.
A Unilever também foi pioneira ao criar, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, o 1º programa de reciclagem envolvendo indústria e varejo no Brasil, ainda em 2001. O projeto, que soma 141 estações de reciclagem espalhadas por 42 cidades, já havia recolhido, até novembro de 2015, 95,6 mil toneladas de resíduos – este ano, o programa chegará a marca de 100 mil toneladas coletadas e doadas para cooperativas de reciclagem.
Fornecimento responsável – sustentabilidade em toda a cadeia de valor.
Ainda no pilar de redução do impacto ambiental, a Unilever desenvolveu dois códigos que devem ser seguidos por seus parceiros: a Política de Fornecimento Responsável, lançada em 2014; e o Código de Agricultura Sustentável, lançado em 2010.
Hoje, 99% dos fornecedores estratégicos da Unilever Brasil cumprem os requisitos mandatórios da política. Já o Código de Agricultura Sustentável possibilitou que mais de 90% das frutas utilizadas pela Unilever sejam provenientes de fontes sustentáveis, 100% do cacau e da soja sejam certificados.
Também em 2015, a Knorr a alcançou a marca de 92% dos legumes e ervas usado em molhos, sopas e temperos cultivados de maneira sustentável. Além disso, o selo “Cultivo Sustentável” na embalagem está ajudando os consumidores a tomarem decisões mais esclarecidas no momento da compra.
2. MELHORAR A SAÚDE E O BEM-ESTAR DE MAIS DE 1 BILHÃO DE PESSOAS
A Unilever progrediu consistentemente nas metas de saúde e bem-estar. Até o fim de 2015, a companhia alcançou globalmente 482 milhões de pessoas por meio de programas voltados a lavagem das mãos, a aumentar a oferta de água potável segura, a melhorar o cuidado bucal e a autoestima.
No Brasil, a Lifebuoy, em parceria com a Pastoral da Criança, desenvolve, desde 2010, ações que incentivam o hábito de lavar as mãos. Essa iniciativa corrobora o compromisso com o desenvolvimento saudável das crianças e utiliza a multiplicação de informações educativas para melhorar a vida das pessoas.
A marca VIM realizou, em parceria com o UNICEF, projeto para transformar a vida de mais de 450 mil crianças e jovens do semiárido. O projeto envolve centenas de municípios e autoridades locais e visa engajar milhões de pessoas. Somente em 2015, mais de 30 mil alunos de 500 escolas em 250 municípios foram impactados com uma mudança significativa em suas condições de aprendizado e saúde.
Em relação a meta global de dobrar a proporção de produtos do portfólio que atendam aos melhores padrões nutricionais, a Unilever investe fortemente na melhoria nutricional dos produtos e em ações para levar informação de qualidade para a sociedade. No Brasil, 27% do portfólio melhorou a qualidade nutricional. Desde 2012, 100% do portfólio não contém gordura trans originada de óleo vegetal parcialmente hidrogenado e, desde 2014, 100% dos sorvetes infantis contêm até 110 kcal por porção. A linha de caldos Knorr Balance, por exemplo, reduziu o teor de sódio em até 30%.
3. MELHORAR AS CONDIÇÕES DE VIDA DE MILHÕES
A Unilever também progrediu neste pilar e publicou, em 2015, o primeiro Relatório de Direitos Humanos da companhia. A política de fornecimento responsável é uma das principais ferramentas da empresa para melhorar as condições de vida e trabalho de milhares de pessoa em toda a cadeira de valor. Dentro desta meta, a Unilever Brasil vem avançando fortemente nos quesitos “Igualdade no local de trabalho” e “Oportunidade para Mulheres”
No Brasil, a companhia aumentou a participação feminina em praticamente todos os níveis hierárquicos e já soma 49,3% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. A companhia também lançou, em 2015, o Projeto Ciclo Brilhante com o objetivo de empoderar mulheres e incentivá-las a abrir ou aperfeiçoar o próprio negócio. O programa Ciclo Brilhante já alcançou mais de 50 mil mulheres. Em 2016, a marca reafirma seu compromisso com o empoderamento feminino e visa impactar a vida de mais e mais mulheres.
SOBRE A UNILEVER
A Unilever é uma das líderes mundiais na comercialização de produtos alimentícios, de limpeza doméstica e de cuidados pessoais, com vendas em mais de 190 países, alcançando 2 bilhões de consumidores por dia que consomem as mais de 400 marcas disponíveis em seu portfólio de produtos. No mundo, a companhia tem 169 mil funcionários e gerou vendas de €53.3 bilhões no ano de 2015.
No Brasil há 87 anos, os produtos da Unilever são encontrados em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Arisco, Axe, Becel, Brilhante, Cif, Close-Up, Comfort, Dove, Fofo, Hellmann’s, Kibon, Knorr, Lifebuouy, Lux, Maizena, OMO, Rexona, Seda, TRESemmé, VIM, entre outras.
Para conhecer os avanços da Unilever em todos os pilares do Plano de Sustentabilidade, acesse: https://www.unilever.com.br/sustainable-living-2015/