SÃO JOSÉ DOS CAMPOS TERÁ A MAIOR FROTA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS DO OCIDENTE, NA ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA
A cidade de São José dos Campos vai trocar todos os veículos leves à combustão da frota da Guarda Civil Municipal (GCM) por 30 veículos elétricos.
A operação consiste na locação dos veículos elétricos por 36 meses ao custo de R$ 117 mil. A prefeitura informa que a substituição atende à lei municipal 9.684, de março deste ano. Ela trata da política municipal de incentivo ao uso de carros elétricos e híbridos.
Todo o custo da operação dos carros elétricos será pago com o dinheiro recebido de royalties do petróleo.
O veículo
O modelo que será utilizado é o e6, da montadora BYD e já vinha sendo testado desde 2017 pela GCM. De acordo com estudos da prefeitura, foi o que apresentou o melhor custo/benefício.
O e6 precisa de 1 hora e meia para recarregar completamente, tendo o custo de energia neste período em torno de R$ 40,00.
Após carregado, o veículo possui uma autonomia de 400km no modo econômico e sua manutenção é mais barata que um veículo à combustão.
A cidade já possui uma Estação de Abastecimento instalada em um Parque Municipal, na zona norte, que serve tanto para as viaturas elétricas da GCM quanto para os outros carros elétricos que a prefeitura já possui. O local foi escolhido para contribuir com a segurança do local e dar mais agilidade ao trabalho operacional da GCM.
Modernidade
Os 30 carros elétricos da GCM vão formar, segundo pesquisas realizadas, a maior frota de veículos de uma força de segurança no Ocidente, sendo superada, no mundo, apenas pela China.
Meio Ambiente
O impacto ambiental também será menor. Atualmente são necessárias 111 árvores para sequestrar os gases emitidos por apenas um veículo à combustão em um ano. Com a frota elétrica, São José dos Campos ajuda a preservar em torno de 3.330 árvores no mesmo período.
Ainda existem outras vantagens como por exemplo, o baixo impacto sonoro (pois veículos elétricos não emitem ruídos) e a disponibilidade permanente da frota, garantida pela empresa locadora.
Fonte: http://meioinfo.eco.br/sao-jose-dos-campos-maior-frota-veiculos-eletricos/