Projeto presenteia meninas e meninos do sertão com roupas confeccionadas exclusivamente para eles.
Por Ana Alencar
Existe uma linda história de um professor de uma cidadezinha que vendo sua aluna sempre suja e de roupas rasgadas resolveu comprar-lhe um vestido novo, um lindo vestido azul. A mãe da menina vendo-a tão bela com o vestido passou a dar-lhe banho todos os dias e arrumá-la. O pai envergonhado, pintou a casa, consertou a cerca e fez um jardim. Os vizinhos animaram-se e fizeram o mesmo em suas casas. O prefeito da cidadezinha ficou sabendo da história e colocou asfalto nas ruas, esgoto, iluminação, plantou árvores e fez praças e jardins. Aquele professor não quis mudar mundo, mas mudou a vida de uma cidade dando um vestido azul para uma linda menina.
É impossível não lembrar dessa história ao conhecer o projeto “Vestidos em algodão para as meninas do sertão” de Thereza Maria Matos e Aida Nejaim cuja meta era costurar um vestido por dia e enviá-los para meninas do sertão de Pernambuco.
Conheci o projeto através do Atelier Bordados Etc e tal de Jaci Ferreira que encantada, convidou suas bordadeiras para participarem do mesmo.
“Bastaram alguns traços. Quando vi a nova Maria surgir lançando seu apelo em prol das meninas do sertão imediatamente bordei um vestido para elas em minha imaginação. Maria Cininha, com sua varinha mágica, lançara seu chamado encantado. E como a poção do amor e solidariedade tem muita força os fios desta corrente se expandiram entre alunas e conhecidas e assim fortalecemos os laços da nossa Ciranda Bordadeira. Entre escolher tecidos, buscar costureira, distribuir os bolsos e os riscos foram mais de seis meses de expectativa. Finalmente colhemos o resultado: 60 lindos vestidos adornados fio a fio com a delicadeza da alma. Em cada ponto o carinho dedicado a suavizar as agruras do sertão.” – declarou Jaci Ferreira sobre sua motivação em engajar-se num projeto de solidariedade e cidadania.
Algumas de suas alunas bordadeiras também comentaram sobre as suas emoções em fazer parte dele:
“Escolher um bolsinho para bordar foi como pegar uma pequenina criança no colo e embalar, cantar para ela uma canção de ninar, contar uma linda história e fazê-la sonhar – “Menininha vc mora longe, lá nos confins do sertão, mas receba o meu abraço neste vestidinho de algodão.” – Denise Oliveira.
“Um projeto desencadeado no Nordeste: vestidos para as meninas do sertão. Uma professora de bordado sensível: Jaci. E alunas, somos muitas, sensibilizadas pela sensibilidade da professora. Pelo projeto do Nordeste. Pelas meninas do sertão. Pelo prazer de bordar. Pela vontade de quebrar a dureza desse mundo. Resultado: sentimento de pertencer a um grande bordado. Belo. Que tece esperança…” – Elisa Vieira.
“Me vi menina lá no sertão Nordestino e sonhei com um lindo vestido feito para mim por uma pessoa que me amou do jeito que eu sou. E a felicidade chegou suavemente, embalando meus dias de espera.” – Luci Godoy.
Jaci e suas alunas costuraram 60 vestidos e bordaram os bolsinhos com os desenhos da artista plástica Marta Jungman e os mesmo já seguiram viagem e estão sendo entregues para lindas meninas do sertão pernambucano.
SOBRE O PROJETO
Tudo começou a partir da inspiração de Thereza Maria Matos após conhecer, através da internet, a história de uma senhora de 99 anos que costurava um vestido por dia para meninas na África: a americana Lilian Weber. Theresa pensou no nosso sertão, fez seu primeiro vestido e criou a página no Facebook e a campanha: “Vestidos em algodão para as meninas do sertão.” – Meta: Costurar 1 vestido por dia. Início: 01-03-2015 – término: 20-12-2015- total 301 vestidos.
Junto com Aida Nejaim deram início ao projeto e convidaram a artista plástica Maria Cininha que emprestou suas lindas imagens para enriquecer a página e divulgar nas redes sociais.
A partir daí receberam doações (apenas tecidos e aviamentos) que iam chegando pelos correios ou entregues em sacolas deixadas nas casas das idealizadoras. Todas as doações são devidamente fotografadas e postadas nos Álbuns de Doações.
Após a matéria ser publicada no Jornal do Commércio e aparecer no programa “Como será” na NETV, Theresa e Aida foram questionadas sobre os “meninos do sertão” e passaram a receber tecidos para confecção de bermudas e camisetas.
Daí em diante o projeto cresceu e muitos colaboradores ajudaram com doações e na confecção dos vestidos e conjuntos para os meninos. Alguns deles enviaram as roupas junto com chinelos, calcinhas e cuecas.
As primeiras confecções já chegaram ao sertão de Pernambuco onde o projeto foi agraciado com duas matérias no jornal Folha de Pernambuco. Tudo está devidamente documentado na página do projeto no Facebook desde o início, com as primeiras doações e agora com as fotos das crianças com as roupinhas.
A história da menina do vestido azul não foi a inspiração desse projeto mas as duas têm muito em comum pois nos levam à reflexão sobre qual a nossa parte nas transformações do mundo.
Não é fácil limpar uma rua ou um bairro. Não é fácil mudar o estado das coisas. Mas podemos varrer nossa calçada, podemos manter as ruas limpas.
Não podemos acabar com as dificuldades da vida, mas podemos por um sorriso no rosto de uma criança
Não podemos mudar o mundo, mas podemos vestir de azul, vermelho, rosa, verde e amarelo, nossos meninos e meninas do Brasil.
Conheçam o projeto em: Vestidos em algodão para meninas do sertão
Fonte: Jaci Ferreira e Aida Nejaim
Foi maravilhoso fazer parte desta Campanha, que levou amor, solidariedade e esperanças para o Sertão de Pernambuco. As crianças são nosso futuro, e mostrando a elas que uma corrente de amor iniciada por uma mulher, Thereza Matos, que por sua vez foi inspirada por uma senhora idosa nos USA que costura um vestido por dia para as meninas da Africa… pode contagiar tantas outras mulheres neste Brasil ( e fora dele) e unidas, conseguiram tudo isto!
Que belo post!
Vcs podem saber mais sobre a campanha também no meu BLOG Segredinhos da Deb http://www.segredinhosdadeb.wordpress.com
A matéria ficou muito linda. Parabéns!
ola gostaria de saber se posso colaborar com shorts para meninos? Se tem esse projeto tem os moldes?
Olá Vitória !
Segue o link da pagina do projeto no Facebook para você entrar e contato diretamente co os responsáveis e obter melhores e maiores informações.
Agradecemos seu interesse nesse lindo projeto e seu contato conosco,
https://www.facebook.com/Amorparaosertao/
Feliz 2017!
Ana Alencar
Gostaria de participar do projeto. Quero confeccionar alguns vestidos e mandar anualmente.
TVoces têm molde para enviar?
Como faço para fazer parte desta obra maravilhosa de amor é respeito ao próximo?
Quero fazer uns vestidinhos para uns abrigos muito pobres. Vcs. se importariam de enviar uns moldes para mim?
Agrdeço desde já. Pode enviar por email.
Olá moro em Curitiba, quero saber se posso montar uma equipe de costureiras aqui e fazer vestidinhos para atender crianças de hospitais e de comunidades carentes.
Más que fizesse parte do seu projeto. Aguardo abs