A lei dos corpos em queda diz que todos os corpos caem com aceleração constante, uma vez que o efeito da aceleração gravitacional, ou seja, da gravidade em todos os corpos, à mesma altura, é igual.
Esta lei só poderia ser observada no vácuo, pois como a densidade dos corpos é diferente, no ar o corpo que oferece menos resistência atinge o solo primeiro.
Um exemplo frequentemente usado nos livros para exemplificar esta lei consiste em colocar num tubo em vácuo uma pedra e uma pena e observar que ambos caem à mesma velocidade.
Galileu observou que uma esfera rolando por um plano inclinado percorria uma distância 4 vezes maior em 2 segundos do que em 1 segundo. Ele assim provou que a distância percorrida a partir do repouso variava com o quadrado do tempo.
A BBC, neste vídeo, demonstra a teoria.
Vale a pena assistir:
Informações importantes:
A 1a. prova concreta da teoria de Galileu foi feita na Lua em 1971, pelo astronauta David Scott, em homenagem a Galileu. Na ocasião o astronauta soltou simultaneamente um martelo e uma pena em um ambiente sem ar.
A lei descoberta por Galileu Galilei foi revistada por Isaac Newton e Albert Einstein. Nela se baseia a Teoria Mecânica do Cosmo.
Vídeo produzido pela BBC – Londres
.
amei ese video
Fantástico !!! Uma coisa é saber a Lei e outra, muito diferente é ver, com os olhos, a prova real ,dumas penas e uma bala de canhão, a cair ao mesmo tempo, da mesma altura, numa câmara de vácuo !!!
…e esperar cinco séculos,para ver a prova,num video da BBC.